• Unidade Remota •

Materiais de construção sustentáveis: tendência e aplicações

Materiais de construção sustentáveis: tendência e aplicações

Publicado em 26/01/2026 por CPET Cursos

Materiais de construção sustentáveis: tendências e aplicações

A sustentabilidade é uma pauta que está em alta em todos os setores da economia, com práticas menos agressivas ao meio ambiente sendo estudadas e implementadas todos os dias.

É de suma importância colocarmos em prática as estratégias de ESG para que possamos preservar a natureza, otimizando a utilização de recursos naturais, combatendo o desperdício e realizando o descarte correto de materiais, levando em consideração táticas como a logística reversa, por exemplo.

Esta pauta de sustentabilidade também chegou na construção civil, onde materiais de construção sustentáveis se tornaram mais comuns dentro dos canteiros de obra.

Estes materiais possuem a mesma eficiência dos convencionais, porém, sem agredir o meio ambiente.

Neste artigo, mostraremos quais são os materiais de construção sustentáveis, suas principais aplicações, tendências do mercado, benefícios, e muito mais. Acompanhe logo abaixo.

 A virada verde da construção civil

A sustentabilidade se tornou pauta em todos os setores da economia, que buscam práticas mais sustentáveis a fim de reduzir os danos ao meio ambiente.

A construção civil é um segmento que, historicamente, possui alta demanda de recursos não renováveis, porém, está passando por uma transformação ambiental.

A consciência ecológica e a pressão por sustentabilidade vêm tanto de consumidores quanto de investidores, aumentando a busca por materiais de construção sustentáveis.

Mesmo dependendo de recursos não renováveis, o setor está em constante busca de alternativas que reduzam o impacto ambiental sem comprometer a eficiência, a durabilidade e a estética.

Além dos materiais, construções com menor consumo de energia, água e materiais são cada vez mais valorizadas.

O que são materiais de construção sustentáveis

Materiais de construção sustentáveis são, em sua essência, materiais que reduzem os impactos ambientais em todas as suas etapas, na extração, produção, transporte, uso e descarte.

Para serem considerados sustentáveis, existem alguns critérios que os materiais devem atender, como:

Alguns exemplos desses materiais são: 

Aplicações práticas nas obras modernas

A demanda por materiais de construção sustentáveis está em constante alta, com algumas aplicações práticas e altamente valorizadas nas obras modernas.

A sustentabilidade na construção civil está tão em alta que a aplicação destes materiais também virou pauta nas profissionalizações disponíveis, como em cursos técnicos em edificações EAD, por exemplo.

As principais aplicações dos materiais de construção sustentáveis são:

Benefícios econômicos e ambientais

O uso de materiais de construção sustentáveis é extremamente benéfico, não só para o meio ambiente como também para o bolso.

Mesmo com um investimento inicial maior, a economia com o consumo de energia compensa a longo prazo.

Além disso, estes materiais não deixam de lado a eficiência e a durabilidade, demandando pouca manutenção.

Outro ponto positivo é a valorização do imóvel. A sustentabilidade se tornou uma pauta de extremo valor, tanto para investidores quanto para compradores e, construções que já são pensadas de forma sustentável se tornam muito buscadas.

O uso destes materiais também é benéfico para a imagem e a reputação da construtora, que mostra sua responsabilidade ambiental e contribui diretamente com as metas de ESG.

Desafios para adoção em larga escala

Apesar de todas as suas vantagens, os materiais de construção sustentáveis possuem também seus desafios, especialmente em relação à sua adoção em larga escala.

Dentre os principais obstáculos, podemos destacar:

Construir com consciência é o novo padrão

Cada vez mais adquirimos a consciência de que devemos preservar o meio ambiente, especialmente em setores dependentes de recursos naturais não renováveis, como é o caso da construção civil.

Com isso, foram desenvolvidos materiais de construção sustentáveis, que mantêm a eficiência, durabilidade e estética dos convencionais, mas sem agredir o meio ambiente.

É de suma importância entender o que são estes materiais, como usá-los e ter a capacitação técnica para isso, portanto, é preciso se profissionalizar.

Para isso, basta optar pelo curso técnico em edificações EAD do CPET.

Com esta capacitação, é possível se qualificar de onde e quando quiser, porque as aulas estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que você monte sua rotina sem comprometer suas obrigações diárias.

Invista no seu futuro e dê o próximo passo para uma carreira sustentável com o CPET.