Habilidades comportamentais valorizadas no setor administrativo
As profissões não são formadas apenas por habilidades técnicas relacionadas à função desempenhada, chamadas de “hard skills”.
Além delas, as habilidades comportamentais, chamadas de “soft skills”, são de extrema importância dentro de um ambiente de trabalho, permitindo que o ambiente seja harmonioso e comunicativo.
As habilidades comportamentais são essenciais para um profissional de administração, especialmente porque é comum vermos estes profissionais trabalhando com pessoas.
Essas skills são tão necessárias que são inclusive ensinadas em capacitações da área, como o curso técnico em administração EAD do CPET.
Neste artigo, mostraremos as habilidades comportamentais mais valorizadas no setor administrativo, seu impacto no dia a dia do profissional, como desenvolvê-las e muito mais. Acompanhe logo abaixo.
A importância das habilidades comportamentais na administração
O profissional de administração pode atuar em diversos setores da economia e em diferentes segmentos dentro da administração de uma empresa.
É comum vermos este profissional atuando em áreas que lidam com pessoas, como na própria gestão de pessoas e participando do atendimento ao cliente.
Ao lidar com pessoas, é de suma importância ter habilidades comportamentais afiadas, seja para ter uma comunicação clara e profissional com os demais colaboradores ou para saber se comunicar com os clientes.
Por isso, empresas buscam não só profissionais técnicos como também com habilidades emocionais e comunicativas, o que também facilita o desenvolvimento e a implementação de projetos internos.
Técnicas x comportamentais: entendendo a diferença
No setor administrativo, é essencial que o profissional tenha um bom equilíbrio entre as chamadas hard skills e as soft skills.
As hard skills ou habilidades técnicas, são aquelas ligadas ao bom desempenho da função, neste caso, uso de ferramentas, gestão de documentos, domínio dos softwares específicos, entre outras.
Já as soft skills são as habilidades comportamentais, como boa comunicação, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional, resiliência entre outras.
Para o técnico em administração, é fundamental possuir os dois tipos de habilidade afiadas, permitindo que ele não só consiga produzir um bom trabalho como também proporcione um ambiente harmônico.
Habilidades comportamentais administração mais valorizadas
Existem algumas habilidades comportamentais específicas da administração que são altamente valorizadas pelas empresas.
Algumas destas habilidades incluem:
- Comunicação eficaz: clareza ao transmitir informações, escuta ativa e adaptação ao público.
- Organização e foco: capacidade de lidar com múltiplas demandas sem perder prazos.
- Trabalho em equipe: colaborar, dividir responsabilidades e buscar resultados coletivos.
- Proatividade: antecipar problemas, sugerir melhorias e ir além do esperado.
- Adaptabilidade: lidar bem com mudanças, tecnologias novas e novos fluxos de trabalho.
- Resiliência: manter equilíbrio emocional diante de pressão ou imprevistos.
- Liderança interpessoal: mesmo sem cargo de gestão, influenciar positivamente colegas.
Como desenvolver essas habilidades no dia a dia
As habilidades comportamentais são fundamentais no dia a dia profissional de um técnico em administração.
Embora algumas pessoas já nasçam mais desenvoltas em certos aspectos, é plenamente possível treinar tais habilidades para implementá-las no dia a dia.
Desenvolver estas capacidades ajuda o profissional a desempenhar melhor suas habilidades técnicas, e abre mais caminhos em sua carreira.
Algumas dicas para desenvolver estas competências comportamentais incluem:
- Participar de treinamentos de comunicação e feedback.
- Utilizar ferramentas de organização, como agendas digitais.
- Buscar experiências em projetos colaborativos.
- Investir em autoconhecimento e inteligência emocional.
- Praticar a escuta ativa e a empatia nas relações de trabalho.
- Aceitar novos desafios como forma de aprendizado.
Impacto das habilidades comportamentais na carreira administrativa
As habilidades comportamentais impactam diretamente a carreira de um técnico em administração, não apenas no bom desempenho de suas funções como também em sua ascensão.
Profissionais que demonstram boa comunicação, organização e proatividade costumam ser promovidos mais rapidamente, pois conseguem lidar com responsabilidades maiores e projetos complexos.
Além disso, estes técnicos costumam alcançar cargos de liderança, já que passam mais confiança aos seus colegas, gerando destaque dentro da equipe.
Outro ponto positivo destes profissionais é a melhora de eficiência que eles proporcionam. Técnicos em administração que possuem habilidades comportamentais bem desenvolvidas não só gerenciam melhor o tempo como também lidam melhor com as pessoas, tornando o ambiente como um todo mais produtivo.
As empresas valorizam os profissionais que possuem tanto hard como soft skills bem desenvolvidas, aumentando a empregabilidade e oportunidades em diferentes setores.
Um diferencial que transforma carreiras
Para um profissional de administração, as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas.
Mesmo estas competências serem ligadas a comportamentos, não significa que é preciso nascer com elas.
Para deixá-las afiadas, é preciso desenvolvê-las e aplicá-las no dia a dia, exatamente como as hard skills.
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