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Avaliação de riscos: guia para técnicos de segurança
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Avaliação de riscos: guia para técnicos de segurança

Publicado em 23/10/2025 por CPET Cursos

Como fazer avaliação de riscos no ambiente de trabalho passo a passo


A avaliação de risco no ambiente profissional é uma das tarefas mais importantes dos técnicos em segurança do trabalho.

Com este relatório, é possível identificar, prever e controlar possíveis acidentes ocupacionais, preservando a integridade física de todos os colaboradores.

Esta avaliação está prevista em normas regulamentadoras, como a NR-1 e a NR-9, e, ao promover um ambiente de trabalho seguro, aumenta a produtividade dos funcionários.

A maneira de como fazer uma avaliação de risco no trabalho é ensinada logo no começo dos cursos técnicos em segurança do trabalho, visto sua importância para a integridade de todos.

Neste artigo, mostraremos o passo a passo de como fazer esta avaliação, mas, para adquirir um conhecimento mais profundo e profissional, clique aqui e confira o curso técnico da área.

O que é avaliação de risco na segurança do trabalho


Avaliação de riscos no ambiente de trabalho é um exame sistemático realizado pelo profissional em segurança do trabalho que visa:


      1. Identificar perigos significativos
      1. Avaliar a gravidade e a possibilidade de possíveis acidentes
      1. Implementar medidas de controle para reduzir esses acidentes


Além de cumprir com requisitos legais, reduzindo gastos com multas e acidentes, realizar uma avaliação de risco melhora a produtividade de todos os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho seguro e controlando acidentes ocupacionais.

Por que fazer avaliação de riscos regularmente


É importante ressaltar que a avaliação de risco não pode ser uma estratégia realizada uma única vez, devendo ser algo regular.

Esta frequência se dá porque, além das normas regulamentadoras poderem mudar, processos e máquinas podem ser atualizados, exigindo um novo estudo.

Esta frequência colabora para um ambiente de trabalho mais seguro, identificando possíveis problemas regularmente e prevendo acidentes antes que eles aconteçam.

Outro elemento que faz a avaliação de risco necessária é a identificação de eficácia.

Tanto o resultado de eficiência das medidas implementadas quanto dos EPIs e EPCs ajudam a identificar a necessidade de outra avaliação de risco.

Passo a passo para avaliação de riscos no trabalho


A avaliação de risco no ambiente de trabalho é um processo simples mas essencial para todas as empresas.

Este procedimento não só é exigido por lei como também proporciona um ambiente seguro e produtivo.

O passo a passo da avaliação de risco envolve:


    1. Identificar o perigo: antes de tudo, é preciso inspecionar todo o local de trabalho, identificando não só perigos comuns como também fichas técnicas dos fabricantes dos maquinários e relatórios anteriores de acidentes que auxiliam na avaliação de riscos específicos daquele ambiente.
    1. Análise e classificação dos riscos: esta é a hora de avaliar quem pode se ferir, determinar o nível de gravidade e a probabilidade. Os funcionários da empresa podem contribuir com esta avaliação ao explicar processos e identificar quem mais poderia se ferir.
    1. Priorização de ações: utilize a matriz de risco para determinar quais ações devem ser tomadas primeiro. Esta é uma ficha que determina o nível de gravidade e possibilidade de cada acidente, guiando o que é mais grave e que deve ser combatido primeiro.
    1. Planejamento de medidas de controle: é a hora de definir se o risco pode ser eliminado, reduzido ou apenas controlado, e decidir os EPIs e EPCs recomendados para a solução, além de possíveis mudanças organizacionais.
    1. Monitoramento e revisão contínua: após a implementação das estratégias, é preciso monitorar sua eficiência através de um cronograma de inspeção, identificando possíveis atualizações necessárias.

O papel do técnico em segurança do trabalho


O técnico em segurança do trabalho é um profissional indispensável na avaliação de risco no ambiente de trabalho.

Ele não só é responsável pela realização da avaliação em si, como também elabora relatórios e registra inspeções de eficácia das estratégias conduzidas após a identificação dos riscos.

Outra função importante do técnico em segurança do trabalho é treinar e conscientizar os demais colaboradores sobre as medidas implementadas e o risco de não seguí-las.

Além disso, ele é o profissional que serve de ponte entre a equipe e a gestão, ouvindo as melhorias relacionadas à segurança recomendadas pelos colaboradores e passando-as para as lideranças.

Com isso, é possível propor melhorias contínuas nos processos de segurança, em prol da produtividade e proteção do ambiente.

Transforme prevenção em rotina


A avaliação de risco no ambiente de trabalho é um dos processos mais importantes, não só pensando na segurança em si mas também na produtividade dos colaboradores.

Esta inspeção ajuda a prever e solucionar acidentes antes mesmo que eles ocorram, portanto, é essencial contar com técnicos em segurança do trabalho competentes.

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